- Ser aprendiz significa trabalhar, ganhar experiência, aprender uma profissão e, ao mesmo tempo, estar preparado e qualificado para o mercado. O aprendiz recebe formação teórica e também prática, porque aplica esses conhecimentos trabalhando em alguma empresa.
- Para se candidatar a uma vaga de aprendiz, é necessário ter entre 14 e 24 anos incompletos e estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental. Se você cumpre esses pré-requisitos, matricule-se em um programa de aprendizagem.
- Os programas de aprendizagem são oferecidos por entidades sem fins lucrativos, escolas técnicas e pelo Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop). Consulte a lista de organizações formadoras no site Conexão Aprendiz.
- O aprendiz tem direito a registro na carteira de trabalho, 13º salário, férias e benefícios previdenciários.
- A lei prevê remuneração de um salário mínimo/hora ao aprendiz. Ou seja, ele recebe o salário mínimo proporcional às horas trabalhadas.
- Além da formação técnica, o aprendiz precisa continuar os estudos regulares. Se você já concluiu o ensino fundamental, deve se matricular no ensino médio.
- O contrato de aprendizagem tem validade de dois anos ou até que o aprendiz complete 24 anos (o que acontecer primeiro).
- Fique de olho nos sites que divulgam vagas para aprendizes. Um bom exemplo é o Conexão Aprendiz. Acesse também: Placar do Aprendiz e Busca Jovem. E não se esqueça do próprio Essencial.
(Foto cedida pelo Senai São Paulo)
0 comments:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentario