Um novo serviço especializado destinado aos paulistanos da terceira idade está previsto no projeto de lei n.º 527/2010 do vereador Dalton Silvano (PSDB). A proposição cria na rede pública municipal o Centro Dia do Idoso, serviço de atendimento diário às pessoas idosas, semidependentes ou portadoras de enfermidades com considerável impacto social e de apoio, orientação e informação aos familiares.
O Centro Dia do Idoso terá condições de prestar assistência multiprofissional gratuita aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, bem como à sua família.
A unidade deverá contar com equipe interdisciplinar composta por gestor de Gerontologia, familiares cuidadores (diretos e indiretos), profissionais da saúde e do serviço social; estudantes estagiários e voluntários, geridos pelas Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social e de Participação e Parceria.
Em sua justificativa, o vereador Dalton Silvano aponta que, com o aumento gradual da expectativa de vida e o envelhecimento natural do corpo, “é de fundamental importância a ação conjunta da população e do Poder Público para que o aumento do número de anos vividos venha acompanhado de boa qualidade de vida: bem estar social, físico e psíquico".
O vereador cita, entre outros benefícios pretendidos com o Centro Dia do Idoso, a assistência especializada em saúde e estímulo ao relacionamento interpessoal, “tornando o idoso uma pessoa mais atenta, cooperativa, comunicativa e ativa, além de preservar a dignidade humana à medida que evita a exposição dos idosos a situações de risco, como acidentes, violência, depressão”.
Juvenal Pereira
0 comments:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentario