06/02/2011

Educação para inclusão: Avape capacita mais de dois mil professores

Programa voltado a profissionais da rede pública de São Paulo promove cursos sobre o ensino de pessoas com deficiência intelectual

São Paulo, janeiro de 2011 - Segundo dados do Censo Escolar 2010, existem mais de 500 mil estudantes com deficiência física ou mental nas escolas públicas do país. Entre esses estudantes, 85% estão em escolas regulares. Esse número de inclusão, porém, esconde um problema: apenas 30% das escolas de ensino médio e 12% das de séries iniciais estão adaptadas fisicamente para recebê-los. Além disso, muitas vezes, professores e funcionários das escolas não estão preparados para ensinar, numa mesma instituição, alunos com e sem deficiência.

Visando melhorar esse quadro, a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, em parceria com o CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) promove o PEC (Programa de Especialização e Capacitação). O programa capacita professores da rede pública estadual de São Paulo a fim de aprimorar as relações nas salas de aula.

Capacitação dos docentes
"O objetivo é fornecer recursos para que o professor possa aprimorar sua prática docente em relação aos alunos com deficiência intelectual, contribuindo para uma reflexão frente às questões inclusivas", explica Viviane Heredia Vivaldini, coordenadora do PEC. Das 91 diretorias de ensino do Estado, 27 já receberam aulas do programa. Só no ano passado, foram mais de dois mil professores capacitados. A meta é beneficiar todas as diretorias estaduais e, nos próximos anos, expandir o projeto também para escolas municipais e da rede particular.

O curso intitulado "Identificando e atendendo o aluno com deficiência intelectual em suas necessidades especiais em sala de aula" tem 40 horas-aula de duração e é ministrado por uma equipe multiprofissional da Avape. Podem participar da capacitação tanto professores de sala de aula quanto professores especialistas, coordenadores e diretores. "Não há restrições. Nosso objetivo é que aqueles que participem possam multiplicar esse conhecimento, criando um ambiente de inclusão", diz Viviane.

Sobre a Avape
Com 28 anos de atuação, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) é uma instituição filantrópica de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência e em risco social. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001. A Avape é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação de pessoas e de gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência e em risco social, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já realizou mais de 18 milhões de atendimento s gratuitos e inseriu mais de 10 mil pessoas com defic i ência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e termos de cooperação técnica com diversas organizações nacionais e internacionais.

Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre cidadania:@tramacidada

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa: Avape
Site: www.avape.org.br
Twitter: @avape
Facebook: http://www.facebook.com/avape
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10528978306421468208
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comments:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Item Reviewed: Educação para inclusão: Avape capacita mais de dois mil professores Rating: 5 Reviewed By: Juan