"Com a valorização dos Trabalhadores, e a qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios", é o lema, da IX Conferência Municipal de Assistência Social da cidade de São Paulo, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de agosto no Palácio das Convenções do Anhembi.
Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), o lançamento teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal. Ante um auditório lotado de usuários, entidades e profissionais da área social, representantes das três esferas de governo expuseram as diferentes visões sobre a temática da Conferência a celebrar-se.
Nazareth, agregou que teve "um amadurecimento temático na VIII Conferência Municipal que impulsionou a participação do usurários do SUAS, questão esta que ainda está sendo construída e não pode ser deixada de lado na IX Conferência".
"Precisamos pensar na valorização do trabalhador, passando por um salário digno e condições de trabalho e capacitação continuada. Já que lidamos com o sofrimento humano, e com pessoas que perderam tudo. Nesse sentido o profissional da Assistência Social sente-se desqualificado. Para ponderar os serviços, os equipamentos e a gestão, tanto das entidades como do governo municipal, temos ainda um longo caminho" declarou a integrante da executiva do FAS.
A representante do Conselho Estadual de Assistência Social - CONSEAS-SP, comunicou a platéia que a Conferência Estadual se efetuará nos dias 5,6 e 7 de outubro. Sendo o número de delegados, que participarão, é um total de 180 municipais e 8 estaduais.
Os 5% de recurso do Orçamento Municipal necessários para financiar a Assistência Social foi o centro da oratória do Ver. Floriano Pessaro (PSDB). Esta porcentagem seria consagrado, por via do PL 02/09, em trânsito na Comissão de Justiça da casa. Condicionou à constitucionalidade sua aprovação, a um projeto similar na Câmara Federal que se consagraria com Emenda Constitucional.
Em representação do Ministério de Desenvolvimento Social - MDS, Valeria Bonelli, afirmou que o compromisso da atual gestão ministerial é "a erradicação da miséria por intermédio da Intersetorial idade". Informou ademais que os dias 7 a 10 de Dezembro se celebraría a Conferencia de caráter nacional.
A Vice-Prefeita da Cidade, e titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Alda Marco Antonio, evidenciou o a duplicação dos recursos do orçamento "se conseguirmos aprovar o projeto de Lei do 5 %" antes mencionado pelo Ver Floriano Pesaro (PSDB).
Em resposta aos posicionamentos da Coordenadora do FAS, sobre a intersetorialidade, mencionou que a Secretaria celebrou um convênio com a pasta de Trabalho, garantindo um endereço aos albergados, ante o empregador e ante os bancos para os serviços financeiros. Logrando colocar, até hoje, 20 pessoas. "O objetivo -afirmou- é colocar 200 postos de trabalho para os usuários".
Fez menção ademais do acordo com a Secretaria de Saúde, onde a Prefeitura contratou 500 vagas na Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica localizada Guaratinguetá (SP). Para onde, da Cracolândia, 5 pessoas foram encaminhadas para tratamento de desintoxicação.
Sobre a Capacitação continuada, prosseguindo em resposta ao alegado por Nazareth Cupertino, a sua Secretaria efetuou no "Espaço Público do Aprender Social" – ESPASO, no ano 2009, 12 treinamentos com funcionários municipais, e 2 com os correspondentes de entidades conveniadas. Sendo que em 2010, as capacitações totalizarão em 27 para os primeiros e 8 para os segundos. Informou ainda, que a SMDAS, celebrou um acordo com a UNIBAN, para possibilitar a pós-graduação de funcionários de dita secretaria. Sendo esta iniciativa aprovada pelo plenário da VIII conferência.
A Presidenta do COMAS, Alicie Okada, fechou o evento, ressaltando a importância da Comissão de Monitoramento, criada recentemente pelo Conselho que, de forma paritária, efetuará o monitoramento da IX Conferência. Afirmou que na semana próxima será editada a portaria de convocação para as 31 Pré-Conferências.
ainda bem que temos a cidade de guaratingueta para acolher os dependentes quimicos de sao paulo, isto que é intersetorialidade
ResponderExcluirAlda sua resposta nao deve ser para a Nazareth Cupertino, mas para a cidade de São Paulo
ResponderExcluirO FAS esta de parabéns pela participaçao no lançamento do conferencia... Uma fala direta, com conteudo que foi amplamente discutido nas plenárias...
ResponderExcluirQueria parabenizar o Sr. CARLOS NAMBU, pela coordenação da comissão central, ele sabe os caminhos da democracia participativa e tem contribuido de forma positiva para sua consolidação, g
ResponderExcluir