Também a consolidação do Suas, a
valorização dos
trabalhadores e a rede socioassistencial estão em discussão nos
debates e
oficinas do CNAS, que reúnem na capital amazonense conselheiros
nacionais,
estaduais e municipais da área
Brasília, 18 – Cerca de 500 pessoas estão participando da reunião ampliada e descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), esta semana, em Manaus. A secretária adjunta de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Gonelli, esteve na abertura do encontro, nessa terça-feira (17), e no painel que tratou do censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), analisando a implantação do Suas no país, com foco no controle social.
De acordo com Valéria Gonelli, as reuniões ordinárias do CNAS tratam de questões relevantes para assistência social, como o financiamento do setor. Segundo a secretária, o grande debate do encontro desta semana, que reúne os conselhos estaduais e municipais da área, é o repasse de recursos, corresponsabilidade das três instâncias de governo – União, estados e municípios –, conforme a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993.
O painel que trata especificamente sobre financiamento, nesta tarde, teve participação do coordenador-geral de Atos Normativos do MDS, William Olivindo, do subsecretário de Planejamento e Orçamento, José Dirceu Galão, e da diretora de Gestão do Suas, Simone Albuquerque.
Debates e oficinas contam com a presença de coordenadores e diretores das secretarias nacionais de Assistência Social e de Renda de Cidadania, ambas do MDS, e dos conselheiros municipais, estaduais e nacionais da área.
Sandra Fontella
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa
0 comments:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentario