Inúmeras mensagens chegaram até a comunicação do FAS relatando atraso no repasse de alguns serviços . Alguns inclusive impactando no pagamento do salário dos trabalhadores . Havia relato de meses de atraso, o que nos causou surpresa, pois, os tempos andam tão difíceis e confusos que até nessas questões que normalmente repercutem rápido passou-se meses sem que muitos soubessem do problema.
Apuramos e fomos informados que o atraso não está na PMSP e sem nos repasses federais e portanto todos os serviços que tem coparticipação de verbas federais estão impactados . Segundo comunicado de SMADS haveria um esforço no sentido de normalizar com verbas municipais no entanto aparentemente não existe recursos para tal .
Não existe também previsão de normalização da situação . Alguns serviços já usaram todo o fundo provisionado mas após meses de atraso talvez não consigam honrar o pagamento dos trabalhadores se a situação persistir.
Quanto as questões levantadas pelo pagamento do retroativo do dissídio coletivo sugerimos aos trabalhadores que entrem em contato com o Sitraemfa ( sindicato dos trabalhadores da Rede conveniada) para obter informações de como proceder.
Segundo SMADS não haverá reajuste de convênio já que não existe recursos para fazer frente a essas despesas sendo que devido a pandemia a prioridade em empregar as verbas é de evitar fechamento de serviços, no entanto, houve a autorização para flexibilização da tabela dos elementos de despesas das parcerias para realocar recursos para RH afim de que as organizações possam fazer o pagamento aos trabalhadores ( mas o retroativo não será permitido)
Havendo novidades publicaremos no site do FAS-SP
Convidamos os trabalhadores da proteção a se juntar conosco em uma reunião virtual para discutir também as especificidades dos serviços a exemplo do que faremos com a proteção especial na sexta feira .
Sugerimos que caso não tenham entrado nos grupos do FAS no Telegram e WhatsApp o façam uma vez que lá postaremos a data e link para a reunião .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentario