14/04/2021

QUEM DISSE, BERENICE ? SEM VACINA , SEM ESTRUTURA, SEM REAJUSTE E SEM GESTOR ASSISTÊNCIA SOCIAL EM COLAPSO TOTAL

 




 Dando continuidade a nossa desventura pelos esgotos de SMADS hoje recomendamos fortemente que preparem o estomago... 

Caso você não tenha lido a parte um desta trágica  trilogia  leia clicando AQUI antes de continuar.
 
Hoje você vai aprender como criar uma emergência, sim, criar dificuldade para vender facilidade. Em beneficio de quem ? Bem somente podemos especular.

Vamos começar do inicio em 17 de fevereiro de 2020 A Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) celebrou o contrato 02/SMADS/2020 com a HS DE JESUS TRASPORTE EIRELI EPP para fornecer 11 veículos que seria usado pelo SEAS III vinculado a CPAS e em 04 de maio de 2020 foi assinado um termo de aditamento que daria exclusividade de atuação desses veículos apenas para a CPAS.... Preste atenção nas datas, sigamos : Foi lançado o Edital 127/SMADS/2020 (Publicado no Diário Oficial dia 11/03/2020)  para o SEAS 3 que previa conforme edital 14 Veículos além das demais coisas comuns a um SEAS e no dia 28 de abril ocorreu a audiência pública sendo a OSC ASCOM que já executava o Serviço a única a apresentar proposta . E em julho de 2020 foi assinado termo de convênio que iniciou normalmente... Mas aí que começa o problema, finalmente, a secretária percebeu que havia homologado um Contrato( com a HS) e um edital ( com OSC ASCOM) que na parte de veículos tinha duplicidade ! Ou seja   a empresa e a OSC deveriam fornecer veículos para a mesma finalidade ! No mundo como você chamaria isso ? Talvez incompetência? Mas na "SMADOLÂNDIA" e vindo da Dona Maria I só nos resta parabenizar pela sua singular genialidade ! Parabéns minha senhora !

Enquanto a Empresa e a OSC se digladiavam e convenhamos, cada uma com seu direito, uma vez que, haviam, cada qual, pelo seu próprio instrumento,  um serviço a executar ( o mesmo para ser exato) no gabinete o caos reinava, quem iria levar a culpa?  Afinal era um  desfalque nos cofres públicos ( sim pois os dois contratos estavam sendo pagos e no mundo normal  alguém responderia no mínimo um processo de improbidade) e as tratativas começaram afim de resolver a questão. No fim a Secretária Berenice,  é claro, decidiu em favor da empresa , pois, seria mais barato. Inclusive foi publicado o aditamento a menor no diário oficial antes mesmo da entidade assinar o termo  de aditamento, que você sabe, não é  procedimento padrão mas o desespero era tanto ...

Essa história, foi obviamente, resumida tem muitos detalhes curiosos, mas, queremos que guarde ela ... vamos menciona-la depois , por mais insólita que pareça, não é ela o grande problema sempre no esgoto da SMADS as coisas ruins podem piorar . Mas antes de passar para adiante vamos nos utilizar de uma alegoria, para explicar a diferença de preço entre a empresa de transporte HS Bom Jesus e a contida no edital do SEAS 3  . Preliminarmente cabe explicar que os convênios com OSCs é repassado um valor para cada item de despesa e a entidade que se vire, dentro de uma serie de regras, o valor é fixo, e como sabemos, faz vários anos que não temos reajuste dos convênios e tudo sofre reajuste alimentação, contas de consumo, salários e tudo mais sobe e temos de fazer milagres para dar conta. Em contratos com empresas via licitação e pregão  eletrônico,no entanto, a história é outra, existe reajuste automático, funcionários tem direito a vale refeição e todos os demais direitos tudo incluído no contrato . Mas nós trabalhadores da Assistência Social,bem, nós não somos tão importante para a Secretária se preocupar com isso... Mas vamos para a  alegoria mencionada, para que você entenda, os preços, e suas pegadinhas : 

Para ter os veículos 11 no caso da HS e 14 no caso OSC vamos usar valores fictícios pois o foco é que você entenda a diferença : A empresa para fazer os 11 veículos para o SEAS3 custaria algo como 100 MIL reais e a OSC 150 Mil ... olhando os valores desta forma parece que a Berê está certa não é?  foi uma loucura ela fazer dois contratos para a mesma coisa, mas, fora essa "falhinha", havendo a necessidade de escolher entre uma e outra de fato ela fez bem em escolher a mais barata não é? Só que não ... ocorre que as empresas são constituídas para dar lucro, não é igual ONG então existe mesmo quando tem prejuízo, então  uma empresa não  entra numa licitação  para ter prejuizo ou ganhar pouco, então  havia uma cláusula no contrato que estabelecia uma franquia de  quilometragem e quando ultrapassada SMADS teria de pagar muito mais pelo servico. Ora, imagine o SEAS 3 que roda TODA cidade de São Paulo todo santo dia de um lado para outro, a franquia que, se fosse fazer uma analogia, seria o mesmo que estabelecer um limite irrisório de 1000km por mês, isso eles fazem em 1 dia a chance é zero de não ultrapassar. Ou seja o contrato ficou mais que o dobro para Prefeitura ! Parabéns Berê ! conseguiu lascar com tudo novamente o interesse público e a economicidade alegadas foram para o espaço ! Estamos mentindo ? Manda para nós as notas de pagamento da empresa de dos últimos digamos 9 meses para nós desmascarar ? Mostra para a gente que é mentira ...

Bem, mas agora, vamos entrar na parte ruim de verdade, agora que você já conhece a história deve pensar, que uma falha dessas a Bêre não faria novamente não é ? Errado ! Mas você vai ver que não é falha, é deliberado .

Existe vários editais de SEAS no território que saíram sem veículos no Edital  e eles homologaram e foram contratados orientadores e tudo  que é necessário a um SEAS menos veículos e você sabe que para um SEAS veículos é essencial para transportar os usuários   . Bem uma vez instalados e não tendo veículos e sem eles não é possível executar a tarefa que lhes cabe eu suponho que temos uma emergência  certo? No meio dessa loucura toda que estamos vivendo não poderia esses usuários ficar desassistidos, mas fique tranquilo, sei que já estava se preocupando mas a secretária dada a situação resolveu tudo ! Lembra a empresa que somente poderia atuar na CPAS? pois bem ela passou a fornecer os veículos para esses SEAS ( não outros os mesmos que rodam na CPAS) afinal uma emergência ... quem ia imaginar que o SEAS que sai sem veículos no edital ficaria sem carro após a instalação do serviço?  Quilometragem aumenta ? Talvez ... e quanto isso está custando ? Ninguém sabe . 
Problema foi criado e a solução dada com muita genialidade quem iria notar?

Mas não para por ai vem mais uma medida inteligente da Dona Maria I ela resolveu que vai abrir ( em andamento) uma mega licitação para que agora todos os SEAS tenha veículos fornecidos por uma só empresa só contrato estimado em aproximadamente 14 Milhões ( pouco mais de 1 milhão por mês) foi pensando em usar o decreto de calamidade e a "emergencia" dos serviços sem veiculo para dispensar a licitação, mas tal procedimento foi desaconselhado pelo jurídico que até hoje sempre homologou todas as ações, e num raro lapso de bom senso foi acatado pela Secretária afinal uma coisa é a loucura outra é burrice. Além do caos logístico que tal medida   causará de ter que solicitar por telefone em uma local centralizado de SMADs o veiculo para atender as equipes na rua causando demora no atendimento sabemos que o trabalho dos motoristas no SEAS é umbilicalmente ligado a equipe local que estabelece as ações e estratégias locais conforme a sua realidade dentro da lógica do SUAS de territorialização , mas SMADS assim como faz na " Central de Vagas" volta no tempo e tenta centralizar todas as ações da Assistência Social em um único lugar . E assim como estamos vendo o caos no atendimento com a implantação da Central de vagas você imagina o que vai acontecer quando colocarem a empresa única de transporte ( que a gente nem de longe desconfie quem será) para atender toda a cidade de São Paulo.
Agora você  consegue entender  a razão  de concentrar as vagas na empresa ATS ? A política  descentralizada e territorializada como temos hoje não  viabiliza existir uma ATS e tão  pouco a mega empresa de trasporte .

Mas vamos fazer  contas... 7 milhões da central mais 14 dos veículos ( foram os inúmeros  outros contratos que nem estamos mencionando ) esse dinheiro todo para viabilizar ações desnecessárias, que longe de melhorar os atendimentos, o pioram. Com esse valor seria possível ao menos reajustar os salários dos trabalhadores ? Ao invés fazer o que temos de fazer hoje remanejar verbas da alimentação dos usuários e do pedagógico para pagar RH e vai ter um momento que não sobrará um real para cobrir RH uma vez que SMADS não reajusta os convênios . Prioridades da gestão qual é ? Dar lucro aos donos de empresas privadas . 
 
Muitos vão dizer que provavelmente secretária não confia nas OSC e existe varias que tem investigações inclusive por conta de contrato de veículos, se as investigações falar que alguém é  culpado os órgãos devem tomar as providencias  . Afinal preferível ter várias entidades cada qual com seu contrato devidamente fiscalizados pelas gestoras de parceria após um crivo de edital do que apenas 1 contrato gigante com o selo " Berê" de qualidade . 
 
Mas para fechar se ela é tão preocupada com a lisura dos convênios ( e corretamente é claro) vamos dar uma dica para ela : Tira da gaveta aquela averiguação Secretária e tome as providências devidas... ou a senhora somente faz isso com desafetos ou aqueles que ousam questionar as ações insanas ? A sua gestão é tão desastrosa que deveria causar vergonha e veja que não é uma questão partidária pois vários secretários que são do seu partido já passaram pela pasta e são lembrados com saudade pelo seu legado já a senhora ... bem só perde para vírus em matéria de coisa ruim . Com a diferença que do vírus podemos usar mascaras e tomar os cuidados necessários para evita-lo .

 Mas calma Berê eu vou te ajudar mas  não conte a ninguém ok? Assiste esse vídeo :


 Isso foi dia 18/11/2020 não da para no dia 23/02/2021 a senhora dar mais convênio e fazer questão de ir pessoalmente inaugurar e ainda fazer discurso emocionado que " está junto pro que der e vier" paga mal né? Até eu que quero ajuda fico sem ter o que dizer...



O que vemos é  um caos total no atendimento  a população  em situação  de rua... a pandemia permite que as ações  desastrosas da SMADS fiquem  escondidas.  As pessoas olham as ruas entupidas de pessoas e atribuem isso somente a pobreza gerada pela pandemia e ninguém  associa ao colapso do atendimento  na Assistência  Social. Embora a pandemia  de fato tenha causado esse efeito as ações  da secretária  tem muito com a situação  caótica  que vivemos e vemos nas ruas da região  central e em toda a cidade... e alguém  tem que falar disso. Enquanto as entidades  se calam nós  desde fórum  temos a obrigação  de denunciar a gestão  desastrosa no momento  mais delicado socialmente já  enfretado pela política de Assistência  Social  e nesse momento  que a sociedade  mais espera de nós  para ajudar a fazer a parte que nós  cabe a secretária, esta acéfala, que não  se importa  com nada de importante  a não  ser criar o caos... mas agora  sabemos a razão. 

Secretária,seja humilde, ouça os Conselhos Municipais, fóruns, as entidade ( não aquelas você sempre recebe essas  ai vc sabe para que tá feio) os sindicatos enfim a sociedade civil . Cuide das pessoas que dependem de suas decisões boas um mal passo seu, impacta a vida de milhares de pessoas . Agora mesmo, enquanto escrevemos isso, tem uma família que por falta de vagas, tiveram de ser separados ... criança para um saica mãe para um centro de acolhida ... é raro a mãe aceitar tal separação, ainda que temporária, até a noite passar. Normalmente as familias recusam e assinam um termo e pronto permancem abandonadas na rua. E o frio logo chegará  vocês  ja imaginaram a tragédia  que será? A hora de acabar com essa loucura é  agora. Se omitir  é  colaborar com mortes de pessoas nas ruas e isso fatalmente acontecerá, se em anos com a rede melhor organizada ja houve perdas de vida imagine agora com a rede no caos que está. 

Enquanto a senhora dorme tranquilamente, todos os  dias, nós trabalhadores da Assistência Social nos deparamos com a mais pura miséria, todos os dias, e sem ferramentas para minimizar o sofrimento dessas pessoas . Ponha a mão na consciência e pede pra sair . A senhora tem costas largas, todos sabemos , então,  pede para o  prefeito te colocar em alguma dessas secretarias que mexem com papel e dê  lugar a alguém que saiba lidar com pessoas, alguém que tenham competência e sensibilidade. Uma secretária que não tem o respeito da sociedade devia ter vergonha de fazer o que a senhora faz . Ir a um conselho e dizer que vacinar os trabalhadores  ou nao  é uma  questão  que não  lhe diz respeito. 

São tantas coisas que daria um livro com suas pérolas. Martinha não tô falando com você não viu? é com a Berê, ela não liga, e justamente você que vai ligar ? Cuida da sua SAS ai que você já tá fazendo um trabalho porco prestando atenção no que faz imagine cuidado da vida do zoto.

 E para você membro do FAS que chegou até aqui sem vomitar, meus parabéns, agora você  sabe que em SMADS reina a incompetência, a incoerência, e a indignação seletiva , lamento informar tem ainda a parte 3 ... o pior a gente sempre deixa por ultimo. AH  sim vamos  tratar do aluguel da nova sede de smads  de 115 mil reais  por mês  varias pessoas cobraram  uma menção  a isso acalmem o coração vamos  tratar  disso.

 E lembre-se sexta feira  vamos ter a live para discutir todos esses assuntos . Tudo aquilo que chega nos nossos canais de comunicação está sendo lido e tratado , nos desculpem por não responder a todos somos poucos e acaba que não sobra tempo para responder . Agradecemos de todo coração as informações e denúncias e o engajamento de vocês em repercutir cada postagem nossa. Juntos podemos mais ! 


A FAS está convocando reunião virtual  dia 16/04/2021 as 15 horas ( a ser confirmado) com toda a rede de Proteção Especial que atende a População em situação de rua. Centros de Acolhida, SEAS , Centros de Convivência , representantes sindicais e todos que queiram debater o tema, para avaliar as medidas da SMADS e tomar ações que nós seja possível.  O link Será disponibilizado nos grupos do 

Instagram do FAS clique aqui e nos siga lá também!

Canal do FAS no Telegram clique aqui ( alguns conteúdos postamos somente neste canal )



Segue o link para participar do grupo de whatsapp do FAS-SP esse grupo destina-se apenas para aqueles que desejam receber notícias da Executiva do FAS somente os ADM podem publicar nele. Evitando assim a quantidade gigantesca de mensagens . Basta clicar e participar!
Não é necessário entrar nos 3 grupos APENAS ESCOLHER UM DELES! Basta um as informações são iguais em todos. 
      LINK 2
      LINK3   

NÓS AJUDE A DIVULGAR ESSAS INFORMAÇÕES REPASSE AOS SEUS COLEGAS E COMPARTILHE SOMENTE COM TODOS TENDO ACESSO AS INFORMAÇÕES SERÁ POSSÍVEL NOS ORGANIZARMOS EM UM PERÍODO TÃO DIFICIL . 
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comments:

  1. Gostaria que a Senhora Berenice nós acompanhasse para atendimentos presenciais, na região de pontos de concentração e outra coisa explicasse aos atendidos o porque demoramos tanto para conseguir uma vaga para eles os porque não podemos atender sem eles terem feito uma solicitação, mesmo que nós orientadores tenhamos indentificado que usuário por algum problema não consiga fazer a solicitação as vezes até por limitação física, precisamos de alguém que olhe pelo atendido e que realmente saiba o que está fazendo.
    #ForaBerenice

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentario

Item Reviewed: QUEM DISSE, BERENICE ? SEM VACINA , SEM ESTRUTURA, SEM REAJUSTE E SEM GESTOR ASSISTÊNCIA SOCIAL EM COLAPSO TOTAL Rating: 5 Reviewed By: Francis Lisboa