Não é novo os ataques a rede de serviços de Proteção Básica em São Paulo, recetemente uma certa Secretária fez todo o esforço para encerrar os CCAs, SASSFs, CEDESP entre outros e somente com muito esforço e mobilização foi possivel minimizar os danos . Ainda assim perdemos muito desses serviços na cidade.
Uma questão que se levanta sempre que entramos em debates semelhantes é porque ora com maior intensidade e outras de modo disfarçado a Proteção Social Básica -PSB é sempre vista como menor, menos importante e descartável pela gestão pública? Incluvive não é raro de se ouvir que a Assistência Social tem que focar no seu escopo principal ( População em Situação de rua , Acolhimentos de diversos públicos como crinças idosos segundo essa visão) para justificar a tentativa de passar diversos serviços da PSB para outras políticas. Então Proteção Básica não é Assistência Social?
Aos poucos os serviços vão sendo inviabilizados , notem os Centros de Juventude -CJs que foram praticamente exterminados sobrando muito poucos na rede e o mesmo tende a acontecer com outras modalidades . Muitos se perguntam o que vai acontecer com os CCAs quanto da implantação da Educação em tempo integral inviabilizando o atual modelo de atendimento no contra turno escolar?
Pensando nisso o FAS-SP em reunião com mais de 119 organizações que mantém convenio com a PMSP decidiu contituir um Grupo de Trabalho da Proteção Básica cuja principal finalidade é com base em dados e criérios técnicos defender a importancia desses serviços a população de São Paulo e atuar junto aos orgãos competentes e defender a sua manuteção, bem como acompanhar e de forma tecnica influir em eventuais alterações em qualquer modalidade da PSB,
Quem pode participar ?
R.: Qualquer pessoa interessada em contribuir com a proposta do GT não importando qual função tenha nos serviços ( inclusive trabalhadores da Rede Direta) desde que esteja disposto a ajudar em qualquer das frentes que o GT venha a atuar.
Quando haverá a primeira reunião ?
Devido a pandemia é necessário escrição previa para saber quantas pessoas estão dispostas a fazerem parte do Grupo de trabalho para que o FAS possa buscar local adequado que comporte a todos mantendo os protocolos sanitários. Por isso vamos deixar um formulário de inscrição abaixo e quando fechamos as incrições haverá o agendamento da data, hora e local que serão informados por email .
Na primeira reunião será definido Coordenação e relatoria do G.T e a periodicidade das reuniões .
Se você puder contribuir faça-o ! Ajude a divulgar aos colegas de trabalho de seu local de trabalho e na rede local de serviços da PSB na sua região.
Formulário para inscrição :
https://forms.gle/bYHvwu1ERsRyxAyV6
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentario