Conforme a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo – SITRAEMFA, realizada em 05/08/2022 que deliberou um ATO PÚBLICO em defesa das reivindicações aprovadas pela categoria na campanha salarial de 2022 o FAS-SP em sua Plenária Ordinária de Agosto deliberou pelo apoio ao referido Ato bem como engajamento na organização dos trabalhadores, mas, fazendo a ponderação também sobre o repasse para as Organizações mantenedoras, uma vez que essas se representam no Forúm e atraves do seu Sindicato, expressaram que é necessario que a Prefeitura ( tanto no ambito da Secretaria de Educação e Assistência Social) garanta repasses suficientes para fazer frente a todas as reivindicações dos trabalhadores do contrario nenhuma majoração poderá ser atendidas .
ASSISTENCIA SOCIAL
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS até o presente momento não sinalizou qualquer reajuste dos convênios. Ademais, foi "atropelada" recentemente com a incorporação dos CCAs ( em andamento) pela Secretaria de Educação, pegando a Rede de Proteção Básica de " Surpresa". POR ISSO O ATO INCORPOROU TAMBÉM A LUTA : " DESMONTE DO SUAS VAI EMBORA CCA FICA! "
Não vamos aceitar sermos tratados como Política Publica subalterna o trabalho da Assistência Social feita pelos CCAs ( e os demais serviços) são de grande relevância para a População de São Paulo e merecemos respeito ! O FAS está tentando reunião com o Senhor Secretário para dialogar sobre essas questões .
Em evento recente o Secretário Carlos Bezerra, de forma acertada, correta, reconheceu os trabalhadores como " herois anônimos" e fez uma importante ponderação sobre a atuação desses trabalhadores e sua importancia para a municipalidade . Mas, para além das belas palavras, ( que inclusive não fazemos nenhuma correção pois são a mais pura verdade) é necessário que a valorização se concretize no reajuste do salário dos trabalhadores e no reconhecimento das demais reivindicações ( como a insalubridade para a proteção especial) e para isso é necessário garantir o repasse para que as entidades, garantam aos trabalhadores da Rede Conveniada um salário justo e melhores condiçoes. Portanto ficamos perplexos com o silêncio de SMADS em relação ao reajuste dos convênios. Eis uma oportunidade do Secretário mostrar que o que foi dito aos orientadores não é apenas meras palavras ! Por isso todos estão convocados ao ato para lutarmos por direitos minimos, afinal pedir um reajuste que reponha a inflação é o mínimo que podemos exigir não é verdade ?
EDUCAÇÃO
Ao contrário da Assistência Social a Secretária Municipal de Educação anunciou repasse de 18.8% do percapta ( tambem 25% para bercario ) com isso em tese seria possível pagar um reajuste de 12% sem maiores problemas correto? Bem, segundo as mantenedoras, não é bem assim... ocorre que SME ano passado (2021) não fez reajuste algum, mas, as entidades tiveram de fazer frente aos 5,5 % de reajuste dos trabalhadores, sendo assim, se fosse feito um calculo entre os dois anos, o reajuste de 18.8 %, seria 9,4 % para 2021 e 9,4 % para 2022 ( claro , não seria exatamente essa a conta, mas, serve para exemplificar a questão) e fazer frente a 12% de reajuste de salário, fora os demais custos, que tiveram forte aumento devido a inflação do período, não fecharia a conta .
Mas o maior problema na educação é o Piso Nacional dos Professores, uma vez que a Assembleia do Sitraemfa decidiu não fechar o dissídio sem que seja repassado aos prefessores da Rede Conveniada o piso nacional ! Na Assembleia ficou nítido que a categoria não aceita recber menos que os professores da Rede Direta sendo que inclisive na Rede Conveniada a carga horaria dos profissionais é maior! Piso nacional é portanto o mínimo a ser exigido e de acordo com as mantenedoras sem um repasse que fizesse frente a isso é impossivel conceder esse reajuste .
Em evento recente Prefeito anunciou um " Abono" , uma renda variavel, de 6 mil reais por ano para todos os funcionários da CEIs desde que sejam cumpridos alguns requisitos ( não faltar , seguir plano Político Pedagógico entre outros) alguns deles alcancavel pelo profissional e outros pela mantenedora. MAS SOMENTE SE ALCANÇAR AS METAS ... Pegou Covid ? Ficou doente ? Adeus abono .
A verdade que apesar de entender esse " premio" por desempenho como algo importante , a maioria dos profissionais presentes ao evento saíram desepcionados ... todos esperavam VALORIZAÇÃO! Portanto esperavam que seria anunciado que a rede parceira teria o Piso nacional igual a Rede direta, mas infelizmente, a Rede parceira vai continuar trabalhando mais e ganhando menos . Valorização só nas palavras mesmo.
SOBRE O ATO
Como se pode notar ao contrario do que muitos pensam não existe nada garantido que o reajuste da nossa categoria será de 12% como alguns pensam ( talvez devido o fato de algumas mantenedoras, que tiveram condições financeiras, terem feito adiantamento do dissídio nesta porcentagem) ao contrário nada está garantido e fechado e sim podemos se não lutarmos como categoria todos juntos, profissionais da rede conveniada na Educação e Asssistência Social, de termos reajuste menor que 12% e se o dissídio for fechado sem a previssão do Piso Nacional e Isalubridade tais reivindicações somente seriam retomadas em 2024 uma vez que em 2023 em tese não se discutiria no proximo dissídio cláusulas sociais . TODOS ESTÃO CONVOCADOS A ESTAREM PRESENTES NO ATO PARA LUTAR POR UM REAJUSTE DIGNO E MELHORES CONDIÇÕES TRABALHO .
VAMOS A LUTA ! DESMONTE DO SUAS VAI EMBORA O CCA FICA!
Pela manutenção dos CCAs na Assistência Social !
Ajude a divulgar e participe !
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A IMAGEM DE DIVULGAÇÃO DO ATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentario