20/03/2023

CTA 11 CASO GRAVE DE DESCASO E HIPOCRISIA .

 





Hoje tivemos a triste notícia: um usuário do CTA 11 sofreu um grave acidente, caindo da escada e batendo a cabeça. Apesar do socorro, não resistiu e veio a óbito. As autoridades competentes, sem dúvida, estão investigando o caso e certamente emitirão parecer final sobre o suposto acidente e as eventuais responsabilidades dos atores envolvidos.

Mas é importante relembrar a história deste local. Em 2022, após diversas denúncias feitas pelos usuários do local e diversas entidades, o Secretário Carlos Bezerra faz uma "visita surpresa" junto com uma reportagem da TV Globo, onde, ao constatar uma série de mazelas, prometeu trocar a OSC que administrava o CTA, dizendo ser um absurdo essa situação.

Na época, o Secretário foi criticado pela atuação midiática nesta situação, pois o mesmo já havia ido ao local e teria visto os problemas estruturais. Além disso, a fala dele à imprensa culpabilizava a OSC parceira somente e desconsiderava que o local, inadequado, havia sido entregue pela própria prefeitura.

Após a visita midiática, o Secretário trocou a OSC, substituindo-a pela OSC Centro de Capacitação para Vida Projeto Neemias, que seria, segundo informações, uma entidade "próxima ao secretário", entidade ligada a uma igreja evangélica. Até a data de assumir o CTA 11, não tinha nenhuma experiência com serviços de alta complexidade, o que causou estranheza a respeito da escolha (uma vez que existem diversas entidades "evangélicas" com ampla experiência em serviços de acolhimento) de uma entidade "nova". Foi liberada uma verba de 600 mil reais a título de verba de implantação para adequar o local, que, pelo que veremos a seguir, se mostrou totalmente inútil, caso realmente tenham sido executadas. O secretário, após algumas semanas, volta ao local e faz postagens ao estilo da "Smadolândia", mostrando o paraíso na terra que havia se tornado o referido CTA, graças à nova administração.



Mas a verdade sempre vem à tona, e as queixas continuaram. As denúncias feitas pelos usuários do local se mantiveram. Por fim, o secretário, desta vez longe de ir novamente com a imprensa ao local, admitiu que o local tinha "problemas estruturais" - problemas esses que meses antes havia minimizado - e que o local seria fechado e novos espaços seriam abertos, isso em julho de 2022.

Vejam essas reportagens:






Como é possível notar, a situação continuou ruim mesmo com a ONG supostamente "amiga" administrando. Mas é fato que o tratamento da SMADS foi muito diferente frente às denúncias que se acumulavam. Desta vez, longe de atacar e culpar a entidade parceira, o que vimos foi proteger, e como se não fosse o bastante, a atuação da nova OSC pareceu tão boa aos olhos do secretário que o mesmo determinou que fosse firmada parceria nos novos espaços chamados de "Cidade Refúgio" com a mesma OSC! Desta vez, o secretário estava convencido de que as irregularidades não eram culpa da ONG, e sim das circunstâncias...

Mas qual é esse novo espaço? A tal Cidade Refúgio? Vejam:





Será essa nova unidade que vai receber os usuários do CTA 11... a população usuária dos Centros de Acolhida realmente não tem um dia de paz. Após o "acidente" ocorrido, hoje, a prefeitura já determinou que as transferências para o novo espaço se iniciem hoje mesmo.

O CTA 11 foi, por diversas vezes, mencionado pelos usuários na audiência pública com a população em situação de rua, à qual o Secretário não compareceu. Ele enviou representante que, no entanto, não pôde permanecer para ouvir os usuários, ficando apenas na abertura do evento.

Os serviços à população não devem ser abertos para atender a interesses políticos e nem de grupos políticos. Devem se pautar por critérios técnicos e sempre referenciar tais decisões aos Centros Pop e CREAS, como prevê a política. São esses atores no território que sabem avaliar a necessidade e a qualidade dos serviços e imóveis adequados (juntamente com outros departamentos técnicos). Excluir os servidores concursados somente trará novas unidades semelhantes ao CTA 11.

É preciso respeitar o SUAS e as diretrizes da política. Mais respeito à população usuária dos serviços!



CALENDÁRIO DAS PLENÁRIAS ORDINÁRIAS  NO PRIMEIRO SEMESTRE :

TODAS SERÃO REALIZADAS NA CÂMARA MUNICIPAL  DAS 9:00 AS 12 HORAS NAS DATAS ABAIXO :

20/03/2023
24/4/2023  -PRÓXIMA PLENÁRIA
15/5/2023
12/6/2023



Instagram do FAS clique aqui e nos siga lá também!

Canal do FAS no Telegram clique aqui ( alguns conteúdos postamos somente neste canal )



Segue o link para participar do grupo de whatsapp do FAS-SP esse grupo destina-se apenas para aqueles que desejam receber notícias da Executiva do FAS somente os ADM podem publicar nele. Evitando assim a quantidade gigantesca de mensagens . Basta clicar e participar!
Não é necessário entrar nos 4 grupos APENAS ESCOLHER UM DELES! Basta um as informações são iguais em todos. 
      LINK 2
      LINK3 
      LINK4


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comments:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Item Reviewed: CTA 11 CASO GRAVE DE DESCASO E HIPOCRISIA . Rating: 5 Reviewed By: Francis Lisboa