Foto da Assembleia do sitraemfa em 30/06/2023 |
Em 30 de junho de 2023, ocorreu a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa). O objetivo do encontro foi discutir a campanha salarial e aprovar a pauta de reivindicações.
Após debates, alguns pontos foram aprovados. Primeiro, um reajuste de 7% foi acordado para toda a categoria. Segundo, foi decidido elevar o piso salarial da categoria ao salário mínimo estadual, que é de R$ 1.550. Isso beneficiará principalmente os agentes operacionais.
Outra decisão tomada foi que, este ano, não serão admitidas as chamadas "cartas de oposição" ao desconto das contribuições sindicais. Foi determinado que será obrigatório o pagamento de uma contribuição de 2% por todos os membros da categoria. Esta deliberação foi aprovada por unanimidade na assembleia.
Além disso, houve discussões sobre a atualização da tabela de funções e cargos.
Após a aprovação, a pauta de reivindicações será enviada ao sindicato patronal, o Sinbfir. O Sinbfir deve, então, se posicionar, concordando ou não com o solicitado pelos trabalhadores. Somente após se chegar a um acordo, a convenção coletiva de trabalho será homologada.
O Sitraemfa também aprovou um indicativo de ato para defender o reajuste proposto, o pagamento da insalubridade aos trabalhadores da Assistência Social e o Piso Nacional dos Professores. A ideia é que, se até o dia 30 de julho não houver resposta sobre a pauta, será convocado um ato.
Importante lembrar que este é apenas um relato para o coletivo do FAS e que recomendamos, no entanto, aguardar a publicação oficial do Sitraemfa sobre os temas aqui abordados.
14/08/2023
18/09/2023
16/10/2023
13/11/2023
11/12/2023
Já saiu a convenção deste ano? O Sitraemfa não atualiza nada no site e nem nas redes sociais...
ResponderExcluir