24/09/2024

Novas revelações sobre o Projeto Corujinha, mantido pela família da Secretária de Assistência Social

 

Fachada do local indicado pelo Instituto Social Arca da Aliança para a execução do Projeto Corujinhas após as denúncias.

Na semana passada, publicamos uma reportagem que revelou informações preocupantes sobre o Projeto Corujinha, coordenado por uma organização ligada à família da Secretária Municipal de Assistência Social. A investigação inicial expôs o que parece ser um "projeto fantasma" no qual recursos públicos, próximos a um milhão de reais, estão sendo destinados a um projeto cuja execução não pôde ser comprovada nos endereços indicados pela OSC. O que encontramos foi uma serralheria em vez de um espaço para atendimento social.

Se você ainda não leu a reportagem anterior, pode acessá-la clicando aqui. É importante entender o contexto e as revelações feitas anteriormente para compreender o aprofundamento das investigações que trazemos nesta nova matéria.

Após a publicação da primeira reportagem sobre o Projeto Corujinhas, que foi ao ar na sexta-feira, 20 de setembro, no site do Fórum da Assistência Social (FAS) e nas redes sociais, o Fórum recebeu, no dia 21 de setembro, uma notificação extrajudicial enviada pela advogada do Instituto Social Arca da Aliança. A notificação, entre várias justificativas, refuta a alegação de que o projeto seria "fantasma" e aponta um novo endereço onde o projeto estaria supostamente em execução.










No dia 23 de setembro, o Fórum recebeu uma resposta oficial da gestora de parcerias Sharon Richter da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, esclarecendo alguns dos questionamentos levantados. Segundo a gestora, o Projeto Corujinhas foi aprovado no edital FUMCAD de 2022 e, de acordo com o processo, está sendo executado no endereço Rua Professor Zeferino Ferraz, 554, Itaim Paulista, São Paulo. Ela também esclareceu que o endereço da Rua João da Silva, número 1, seria utilizado apenas como endereço de correspondência.




No entanto, essa resposta levanta novas dúvidas: por que, no processo SEI da Prefeitura Municipal de São Paulo, o endereço oficial de execução apontava para a Rua João da Silva, 1, onde funciona uma serralheria? Se o Projeto Corujinhas estava sendo executado na Rua Professor Zeferino Ferraz, por que essa informação não constava nos primeiros documentos?

Em sua comunicação, Sharon Richter afirma que o Instituto apresentou uma pesquisa orçamentária para a locação de imóveis, mas, curiosamente, os imóveis inicialmente indicados não estavam mais disponíveis no momento da execução. Isso nos leva a questionar: o projeto foi devidamente planejado desde o início ou os imóveis só foram garantidos após as denúncias?

Curiosamente, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos fez uma parceria de quase um milhão de reais com uma entidade que indicou apenas um endereço de correspondência no processo. Para quem conhece minimamente o processo de parcerias com a administração pública, sabe-se que esse tipo de operação envolve uma série de controles rigorosos. Normalmente, haveria vistorias e análises detalhadas para verificar a adequação dos imóveis antes da aprovação de um projeto dessa magnitude.

Neste caso, porém, parece que quem aprovou o projeto não se deu ao trabalho de fazer uma simples pesquisa no Google. Se tivessem feito, veriam que o endereço apontado no processo não era apropriado para atividades sociais, mas sim uma serralheria.

E fica a pergunta: por que, para esta entidade, houve uma facilitação nos processos, geralmente tão rigorosos? Será que o fato de o Instituto Social Arca da Aliança ser mantido por parentes de uma figura de alto escalão da Secretaria Municipal de Assistência Social influenciou essa aparente flexibilidade?


                          Um dos videos gravados com moradores locais em 23.09.2024


*Reprodução autorizada com citação da fonte


CALENDÁRIO DAS PLENÁRIAS ORDINÁRIAS  NO SEGUNDO SEMESTRE :

TODAS SERÃO REALIZADAS NA CÂMARA MUNICIPAL  DAS 10:00 AS 12 HORAS NAS DATAS ABAIXO :




12/08/2024

16/09/2024

14/10/2024-PRÓXIMA PLENÁRIA

11/11/2024 

09/12/2024 

Instagram do FAS clique aqui e nos siga lá também!

Canal do FAS no Telegram clique aqui ( alguns conteúdos postamos somente neste canal )



Segue o link para participar do grupo de whatsapp do FAS-SP esse grupo destina-se apenas para aqueles que desejam receber notícias da Executiva do FAS somente os ADM podem publicar nele. Evitando assim a quantidade gigantesca de mensagens . Basta clicar e participar!

      
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comments:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Item Reviewed: Novas revelações sobre o Projeto Corujinha, mantido pela família da Secretária de Assistência Social Rating: 5 Reviewed By: Francis Lisboa